Qual é a Diferença Entre Querubins, Serafins e Arcanjos?


Os anjos são criaturas que Deus fez para viverem na felicidade de servir à própria criação e ao Criador (Hebreus 1:14). Percebemos que no Céu há uma hierarquia, quanto às atribuições destes seres.

A Bíblia menciona os querubins. O que é um querubim? É um anjo cobridor (como a ilustração esculpida que ficava por cima da arca, no santuário), protetor. “Tu eras querubim da guarda do ungido...”. (Ezequiel 28:14). “As asas estendidas dos querubins mediam o comprimento de vinte côvados; a asa de um deles, de cinco côvados, tocava na perede da casa; e a outra asa, de cinco côvados, tocava a asa do outro querubim.” (2 Crônicas 3:11). 

Existem também os serafins. O serafim é um tipo de anjo servidor. “Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmo 91:11). “... cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.” (Isaías 6:2). 


Já a palavra arcanjos não existe, em sentido teológico, e sim e somente: arcanjo, no singular. Pois refere-se a um único ser. Arcanjo vem do grego "archanggelos", palavra composta de "Archi", um prefixo que significa chefe ou superior, e de "Aggelos", que significa anjo. A significação de arcanjo é "chefe dos anjos". A palavra arcanjo aparece apenas duas vezes na Bíblia: em Judas 9, onde Miguel é dito ser o arcanjo e em I Tessalonicenses 4:16, onde Cristo vem com voz do arcanjo. 

Entendemos que Miguel é o nosso Senhor Jesus Cristo (veja Daniel 10:13, Judas 9 e Apocalipse 12:7). Miguel é um dos nomes de Cristo. Os anjos são seres criados. Cristo é o Criador (Colossenses 1:16 e 17). Cristo é o próprio Deus (João 1:1-3, João 10:30) e aos anjos é ordenado adorarem a Cristo (Hebreus 1:6).

Portanto, o termo arcanjo refere-se somente ao próprio Cristo.

Desejo que você tenha tanto a companhia do seu anjo da guarda (Salmo 91:10-11).

Um abraço