Compreendendo a Missão Profética de Ellen White à partir da vida de João Batista


JOÃO BATISTA:

• João foi perguntado se ele era um profeta e ele disse que não (João 1:19-26). Se não era um profeta, então o que era? Lucas 07:27: Ele era o mensageiro do Senhor (ver também, Malaquias 3:1)

• João Batista tinha o testemunho de Jesus (João 5:31-33; 1:15)

• João Batista era mais do que um profeta (Lucas 7:26)

• João negou que ele era a luz (phos, João 1:6-8). Seu propósito era dar testemunho sobre a luz. No entanto, Jesus chamou João de uma luz brilhante e resplandescente (luchnos: lâmpada portátil ou vela; João 5:35). Em outras palavras, João era uma luz menor que era para levar os homens e mulheres à luz maior, Jesus Cristo (ver João 5:36, onde Jesus realmente usa a palavra "maior" para se referir a ele mesmo).

• Mas note que as Escrituras também deram testemunho de Jesus (João 5:39). Assim, existem duas fontes que dão testemunho de Jesus: João Batista e as Escrituras escritas do Antigo Testamento. Havia uma fonte canônica e uma fonte não-canônica para dar testemunho de Jesus.

• Por que as pessoas precisam de uma fonte não-canônica, se eles tinham as Escrituras do Antigo Testamento? Ou, mais ainda, por que que eles ainda precisam de uma luz menor se eles iriam ter em breve a luz maior em seu meio? A resposta é bastante simples: o povo tinha caído em escuridão e se desviaram por causa de sua negligência das Escrituras durante o período Intertestamentário. Todos os tipos de falsos ensinos e práticas veio durante este período (João 1:05, Isaías 60:1-2). Eles, portanto, precisavam de uma luz menor para chamar a atenção para a luz maior.

• O papel de João não era trazer luz nova, mas sim para voltar a atenção das pessoas para a luz já concedida. Ele estava a despertar interesse no estudo da Profecia do Antigo Testamento. Em outras palavras, o papel de João era complementar à Escritura, não suplementar.

• Aqueles que pretendiam ser o povo de Deus e se gabava de ter o Velho Testamento estavam violando todos os princípios da Palavra de Deus. Eles professavam estar esperando o Messias. Eles professavam amar a Deus. Eles alegaram ter relacionamento próximo com Ele e ainda crucificaram Cristo porque compreendiam mal o Antigo Testamento e rejeitaram o esclarecimento dado pela luz menor.

• Podemos imaginar os judeus, dizendo: "Nós temos Moisés", mas eles não entenderam ou praticaram os ensinamentos de Moisés. Eles se vangloriaram de seu conhecimento das Escrituras e mesmo assim não as compreendiam. João foi chamado para atrair a atenção para a Palavra já concedida (estudar cuidadosamente João 5:39-40, 45 - 47). Se os judeus tivessem entendido e obedecido os escritos de Moisés, possivelmente João nunca teria sido levantado por Deus!

• João iluminou as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias. Ele apresentou Jesus como o Cordeiro de Deus, uma clara referência ao sacrifício do Santuário e Isaías 53. Ele tirou do Antigo Testamento e mostrou como estava sendo cumprido em Jesus.

Ele exaltou o Antigo Testamento e o tornou vívido, vivo e a verdade presente. Ele também repreendeu, reprovou (ver Mateus 11:7-8).

• O papel de João era preparar um povo para a primeira vinda de Jesus (Lucas 1:17). Pelo renascimento (arrependimento) e reforma (frutificando) as pessoas estavam à espera, expectantes para o seu noivo. João foi o elo de ligação ou intermediário, entre Jesus Cristo (o noivo) e Israel (a noiva). Ele estava preparando o caminho para o casamento (João 3:28-30). Nos tempos do Novo Testamento, o amigo do noivo era responsável por fazer todos os preparativos para o casamento, para que tudo estivesse pronto quando o noivo viesse. O amigo do noivo não era para levar a glória para si mesmo. A glória é para o noivo que estava se casando com a noiva. O amigo do noivo não quer que todos os olhos estejam centrados em si mesmo no casamento. Ele se diminui de modo que possa aumentar o noivo!

Como João Batista foi tratado:
• Mateus 11:18 – Foi acusado de ter um demônio
• Lucas 7:29-30 – Ele foi rejeitado pelos líderes, especialmente
• Mateus 17:12-13 – Eles não o conheceram (mesma expressão em João 1:10-11).

• Os profetas não são oniscientes ou infalíveis. Eles eram humanos. Eles cresceram na sua compreensão da verdade. João, por exemplo, achava que haveria apenas uma vinda do Messias (Mateus 3:7, 10, 12). Quando Jesus não pareceu corresponder à sua pregação, ele enviou uma mensagem a Jesus perguntando se ele era o único a vir ou se deveriam esperar outro (Mateus 11:1-3). João era um falso profeta porque ele não entendia plenamente o trabalho do Messias? Foi seu trabalho como profeta menos confiável porque o seu conhecimento e compreensão foram limitados? Depois que Jesus curou os doentes etc, João finalmente entendeu!

ELLEN G. WHITE

•  Ellen White preferia não se chamada de profetisa. Ela dizia ser a Mensageira do Senhor (MS I, 32)

•  Ellen White tinha o Testemunho de Jesus (Ap 12:17; 10:10; 22:9)

•  O trabalho de Ellen White era muito maior que o trabalho convencional de um profeta (MS I, 32, 34, 36)

•  Ellen White era uma luz menor para guiar homens e mulheres para a luz maior, Jesus Cristo
o “Pouca atenção é dada à Bíblia e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior” (MS III, 30)

o “A religião dos judeus, em consequência de seu distanciamento de Deus, consistia muito em cerimonialismo. João era a luz menor, a qual deveria ser seguida pela luz maior. Ele deveria abalar a confiança do povo em suas tradições, e trazer À lembrança seus pecados, e leva-los ao arrependimento; para que eles pudessem estar preparados para apreciar a obra de Cristo” (Review and Herald, volume 41, nº 17, 8 de abril, 1873)

•  Tal como acontece com João, duas fontes dão testemunho de Jesus: um canônico (a Bíblia) e outro não-canônico (os escritos de Ellen G. White). Tal como acontece com
João, o propósito dos seus escritos é a de chamar a atenção para as Escrituras que tinham sido abandonadas e mal interpretadas durante a idade média. Se o povo de Deus tivesse estudado a Palavra de Deus com o sincero desejo de obedecê-la, Ellen White nunca teria sido chamada por Deus. (Testemunhos para a Igreja, Volume 2, 665).

•  Por que Ellen White, se temos a Bíblia? Pela mesma razão que para os judeus era necessário João, apesar de terem o Antigo Testamento. Eles não entendiam e obedeciam, de modo que Deus, em Sua misericórdia, deu-lhes uma mão amiga, simplificando e ampliando as verdades já dadas. Ellen White não é uma fonte de luz nova, mas sim aquela que amplia e simplifica a antiga luz.

•  Em torno daquele tempo e lugar em que Deus levantou Ellen White, uma outra pessoa também surgiu alegando ser um profeta. Ele supostamente encontrou algumas placas de ouro em Palmyra, Nova York escrito em egípcio antigo que foi traduzido para o Inglês. Este documento é conhecido como O Livro dos Mórmon. Este livro é referido como "Outro Testamento de Jesus Cristo". É considerado um suplemento para a Palavra de Deus (junto com A Pérola de Grande Valor e Doutrina e Alianças). Em outras palavras, eles afirmam que estes livros contêm verdades que não podem ser encontradas na Bíblia.

•  Quando os Santos dos Últimos Dias fazem uma visita, a sua primeira tarefa é tentar convencer o prospectivo estudante que Joseph Smith foi um verdadeiro profeta. À medida que os estudos continuam, o Livro de Mórmon e a Bíblia são usados juntos.

•  Com os Adventistas do Sétimo Dia o processo é inverso! O aluno é ensinado sobre a verdade a partir das Escrituras somente e uma vez que todas as doutrinas foram claramente apresentadas, então o Espírito de Profecia é mostrado por último como um complemento (e não complementar) da Bíblia. Isso não é feito porque o Espírito de Profecia é de importância secundária, mas sim porque a função dos escritos de Ellen White não é para complementar as Escrituras, mas sim para complementá-los! Ellen White amplia, explica, simplifica e elucida as grandes verdades da Escritura, mas não adiciona qualquer nova verdade! Ellen White é como um telescópio ou um microscópio. O telescópio não cria estrelas, mas sim nos ajuda a ver mais claramente.

•  É possível que muitos na Igreja Adventista do Sétimo Dia de hoje digam: "eu não preciso de Ellen G. White, porque eu tenho a Bíblia". O fato é que Ellen G. White é desprezada por muitos dentro da igreja, tanto quanto foi João Batista. Em algumas igrejas, quando Ellen White é citada, alguns membros se encolhem, mas eles não se importam se Max Lucado ou Lutero são citados.

•  Ellen White não era perfeita, nem onisciente nem infalível. Ela cometeu falhas. Ela cresceu em seu entendimento da Verdade à medida que progredia em seu ministério. Isso elimina dela o posto de profetisa? Se sim, João Batista também está na mesma condição!

Pr. Oscar Pereira.