Confirmando a Nova Experiência

Síntese capítulo 9 do livro “Reavivamento Verdadeiro” EGW
Pr. Fabiano M. Capeletti


Depois do derramamento do Espírito de Deus em Battle Creek, foi provado no colégio que um tempo de grande luz espiritual é também um tempo de correspondentes trevas espirituais. Satanás e suas legiões de instrumentos satânicos se acham em campo, forçando seus poderes a fim de tornar de nenhum efeito os chuveiros da graça que vieram do céu para reavivar e vivificar as energias adormecidas para ação decidida a fim de transmitir aquilo que Deus comunicou.

Deus não comunica luz apenas para uma pessoa, mas para que ela a difunda, e Deus seja glorificado. É sentida sua influência. Em todos os séculos, períodos de reavivamento espiritual e o derramamento do Espírito Santo foram seguidos de trevas espirituais e dominante corrupção.

Cumpre-nos ser muito cuidadosos para não ofender o Espírito de Deus [...]. Se a pessoa abençoada se torna negligente e desatenta e não vigia em oração, se não ergue a cruz e leva o jugo de Cristo, se seu amor pelas diversões e esforço pelo domínio lhe absorve a força ou a capacidade, então não é dado a Deus o primeiro e o último lugar em tudo, e Satanás entra para desempenhar sua parte no jogo da vida. Ele pode jogar muito mais diligentemente do que as pessoas, e faz tramas complicadas para comprometer a salvação. [...]

Os resultados depois da operação do Espírito Santo em Battle Creek não são devidos ao fanatismo, mas porque aqueles que foram abençoados não mostraram os louvores dAquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz; e quando a terra for iluminada com a glória de Deus, alguns não saberão o que é isso, e de onde veio, porque aplicaram mal e mal-interpretaram o derramamento do Espírito sobre eles.

A obra de todo verdadeiro cristão é representar a Cristo, refletir a luz, exaltar as normas morais, e pela palavra e influência consagradas as a Deus, compelir os descuidosos e negligentes a pensar em Deus e na eternidade. Perca alguém a ligação com Cristo, e Satanás aproveita a oportunidade para levá-lo a desonrar a Cristo por palavras, pensamentos e ações, e assim o caráter de Cristo é mal-interpretado.

A piedade superficial, imitação da religião, será consumida quando provada na fornalha. A igreja ilumina o mundo, não por sua declaração de piedade, mas por sua manifestação do poder transformador e santificador da verdade na vida e no caráter. [...] É obra do Espírito Santo revelar à mente a espécie de consagração que Deus aceita.

Foi-me revelado o perigo que correm as pessoas conduzidas pelo espírito; pois têm de enfrentar posteriormente mais violentos assaltos do inimigo, que reforça sobre elas suas tentações a fim de anular a operação do Espírito de Deus, e fazer com que as importantes verdades apresentadas e testemunhadas não purifiquem ou santifiquem aqueles que recebem a luz do céu, fazendo assim com que Cristo não seja neles glorificado.

Seres divinos cooperam com instrumentos humanos ao buscarem eles magnificar a lei e fazê-la gloriosa. A lei do Senhor é perfeita, convertendo a alma. Temo que o povo haja permitido ao inimigo operar nesse mesmo sentido, de maneira que o bem que emanou de Deus, as ricas bênçãos que Ele deu, chegaram a ser consideradas por alguns como fanatismo.

Nota: Pr. Fabiano M. Capeletti
De todos os capítulos postados, recomendo que seja dada maior atenção a este. Muitos estão iludidos com a idéia de que a diversão por si só exerce efeito santificador; outros, após períodos de consagração se julgam imbatíveis aos assaltos do maligno. A verdade é que Satanás conhece a cada um de nós e não devemos ignorar seus ardis.