Apelos Especiais no Ministério Público

Síntese capítulo 10 do livro “Reavivamento Verdadeiro” EGW
Pr. Fabiano M. Capeletti

Assisti à reunião na igreja de Batte Creek. Falei com liberdade ao povo, mais ou menos uma hora, acerca da queda de adão, que trouxe miséria e morte, trazendo Cristo vida e imortalidade à luz mediante Sua humilhação e morte. Senti dever instar com o povo quanto à necessidade de inteira consagração a Deus – a santificação de todo o ser, alma, corpo e espírito. Falei sobre a morte de Moisés e a visão que ele teve da prometida terra de Canaã. Houve profundidade de sentimentos na congregação. ... Ao reunir-nos naquela tarde, chamamos à frente os que desejassem ser cristãos. Treze pessoas atenderam. Todas testificaram do Senhor. Foi uma boa obra (Diário, 12 de janeiro de 1868).

Falei à tarde [em Stanley, Virgínia] acerca de João 17:3. O Senhor me deu muito de Seu Espírito Santo. A casa estava cheia. Chamei à frente os que desejassem buscar mais fervorosamente ao Senhor, e aqueles que se desejassem entregar ao Senhor inteiramente em sacrifício. Por algum tempo ninguém se moveu, mas pouco depois muitos foram para frente e deram testemunho de confissão. Tivemos precioso período de oração e todos se sentiram quebrantados, chorando e confessando seus pecados. Quem dera que cada um compreendesse! (Diário, 9 de novembro de 1890).

Na tarde do Sábado, reunimo-nos outra vez para uma reunião de testemunhos. A bênção do Senhor repousou sobre mim ao dirigir-me novamente ao povo por alguns momentos. Todos os assentos estavam ocupados e foram trazidos outros ainda. Todos escutavam com profundo interesse.

Convidei os que desejassem as orações dos servos de Deus a vir para frente. Todos os que haviam estado indiferentes, todos quantos desejassem voltar para o Senhor e buscá-Lo diligentemente, podiam aproveitar a oportunidade. Vários assentos foram prontamente ocupados e toda a congregação se pôs em movimento. Dissemos-lhes que o melhor que podiam fazer era sentar-se mesmo onde estavam, e todos buscaríamos juntos o Senhor confessando nossos pecados, E o Senhor empenharia Sua palavra: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Muitos testemunhos foram dados em rápida sucessão e com profundidade de sentimentos, mostrando que os corações estavam tocados pelo espírito de Deus. Nossas reuniões continuaram de duas da tarde às cinco, e então fomos obrigados a concluir, com várias orações fervorosas (Diário, 20 de fevereiro de 1887).

Meus irmãos e irmãs busquem ao Senhor enquanto Ele pode ser achado. Virá tempo em que os que desperdiçaram seu tempo de oportunidades desejariam havê-Lo buscado. [...] Ele quer que nos conservemos na linha da razão, e na do trabalho. Quer que visitemos nossas igrejas trabalhando zelosamente para Ele. Quer que realizemos reuniões para os que não pertencem à igreja, para que aprendam as verdades desta última mensagem de advertência. Há lugares em que seremos recebidos com prazer, e pessoas nos agradecerão por irmos em seu auxílio. Que o Senhor nos ajude a lançar mão dessa obra como nunca fizemos. Vamos aceitar? Erguer-nos-emos aqui e daremos testemunho de que faremos de Deus nossa confiança e ajudador?

Graças Te dou, Senhor, Deus de Israel. Aceita este compromisso do Teu povo. Põe sobre eles o Teu Espírito. Seja neles vista Tua glória. Ao falarem eles a palavra da verdade, vejamos nós a salvação de Deus. Amém (GCB, 18 de maio de 1909)