Conversões Falsas ou Verdadeiras ?

Síntese capítulo 2 do livro Reavivamento Verdadeiro EGW
Pr. Fabiano M. Capeletti 


Onde quer que a palavra de Deus tenha sido fielmente pregada, surgiram resultados que atestaram de sua origem divina. Os pecadores sentiam despertar-se-lhes a consciência, as coisas ocultas das trevas eram manifestas. O Espírito de Deus acompanhou a mensagem de seus servos e a palavra era proclamada com poder. Coração e espírito eram possuídos de profunda convicção. Convenciam-se do pecado, da justiça e do juízo vindouro. Com fé e humildade, aceitaram o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Pelo sangue de Jesus tiveram “a remissão dos pecados passados” (Romanos 3:25) Aquelas pessoas produziram frutos dignos de arrependimento. Creram e foram batizadas, e levantaram-se para andar em novidade de vida. Os despertamentos resultaram em profundo exame de coração e humildade. Notava-se uma transformação na vida dos que tinham professado o nome de Jesus. Para toda pessoa verdadeiramente convertida, a relação com Deus e com as coisas eternas será o grande objetivo da vida. 

O inimigo deseja criar dificuldades para essa obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la; sob o disfarce religioso, Satanás procurará estender a sua influência sobre o mundo cristão.

Muitos ensinadores religiosos afirmam que Cristo, pela sua morte, aboliu a lei, e, em virtude disso, estão os homens livres de suas reivindicações, no entanto, a declaração de que Cristo por sua morte aboliu a lei do Pai, não tem fundamento. Se tivesse sido possível mudar ou abolir a lei não teria sido necessário que Cristo morresse para salvar o ser humano da pena do pecado. (Salmos 119:45; Tiago 2:8; Tiago 1:25; Apocalipse 22:14)

É obra da conversão e santificação reconciliar pessoas com Deus, pondo-as em harmonia com os princípios de sua lei. O coração deve ser renovado pela graça divina; deve receber nova vida de cima. Essa mudança é o novo nascimento, sem o que, diz Jesus, o homem “Não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)

Os seguidores de Cristo devem tornar-se semelhantes a Ele – pela graça de Deus devem formar caráter em harmonia com os princípios de Sua santa lei. Isso é santificação bíblica. As Escrituras claramente revelam que a obra da santificação é progressiva. Os que experimentam a santificação bíblica manifestarão um espírito de humildade.

Ninguém se engane com a crença de que pode tornar-se santo enquanto voluntariamente transgride um dos mandamentos de Deus. O cometer o pecado conhecido faz silenciar a voz testemunhadora do Espírito e nos separa de Deus.

O andar cabisbaixo e com o coração cheio de preocupações não constitui prova de verdadeira humildade. Podemos ir a Jesus e ser purificados, permanecendo diante da lei sem opróbrio e remorsos. “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Romanos 8:1)