O Equilíbrio Entre Fé e Obras

Síntese do capítulo 5 do livro Reavivamento Verdadeiro EGW
Pr. Fabiano M. Capeletti 


“Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11:6). 

No mundo cristão há muitos que alegam que tudo quanto é necessário para a salvação é ter fé; as obras não são nada; a única coisa essencial é a fé. Mas a palavra de Deus nos diz que a fé, se não tiver obras, por si só está morta. (Tiago 2:20).

Muitos recusam obedecer os mandamentos de Deus; dão, porém, muita importância a fé. Mas a fé precisa ter um fundamento. Enquanto procurarmos diligentemente ser obedientes, Deus ouvirá nossas petições; mas Ele não nos abençoará na desobediência. A fim de recebermos os benefícios da graça de Deus precisamos fazer a nossa parte; precisamos labutar fielmente e produzir frutos dignos do arrependimento. Somos cooperadores de Deus. Não devemos negligenciar o dever que se acha diretamente em nosso caminho, mas aproveitar as pequenas oportunidades.

Devemos fazer tudo o que pudermos, de nossa parte, para combater o bom combate da fé. Devemos lutar, labutar e esforçar-nos por entrarmos pela porta estreita. Sempre devemos por o Senhor diante de nós. A Bíblia ensina que tudo quanto se relaciona com nossa salvação depende de nossa conduta. Se perecermos, a responsabilidade cairá inteiramente sobre nós mesmos.

Para termos perdão de nossos pecados, precisamos ter primeiro uma compreensão do que é pecado, a fim de que possamos arrepender-nos e produzir frutos dignos do arrependimento. Nossa fé precisa ser sólida e fundamentada na Palavra de Deus. Os resultados serão vistos na obediência à expressa vontade de Deus. (Hebreus 12:14).

Se está no coração obedecer a Deus, se são feitos esforços nesse sentido, Jesus aceita essa disposição e esforço como o melhor serviço do homem, e supre a deficiência com seu mérito divino. Se formos fiéis no cumprimento da parte que nos toca, cooperando com Ele, Deus operará por nosso intermédio para executar Sua vontade. Mas Ele não poderá operar por nosso intermédio se não fizermos nenhum esforço.

Fé e obras são dois remos que precisam ser usados com igualdade, se esperamos progredir contra a corrente de incredulidade. “A fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2:17) Esforço e trabalho são necessários da parte do recebedor da graça de Deus; pois é o fruto o que torna manifesto qual a espécie da árvore.