Quando For Duro Orar, Ore Duramente

Pastor Leandro Alencar


Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Salmo 145:18.

O título desta meditação é uma frase impactante, reveladora e intrépida. Quando a li pela primeira vez, revelo que me impressionei com a destreza em que foi escrita. Aparentemente não mostra apenas um jogo de palavras, no entanto, uma fortuita realidade. Imediatamente refleti sobre minha vida de intimidade com Deus.

Você já deve lido muitos versos, frases ou até mesmo livros sobre oração. É provável que tenha ouvido também dezenas de sermões sobre oração, ou até mesmo você deve ter pregado algum sermão sobre o tema, ou, por fim, já deve ter orado tantas vezes que diante da impossibilidade de enumerar, seria muito mais cabível dizer que orou milhares de vezes. Sim! Milhares, mesmo. Pense comigo, com alguns anos de uma vida cristã organizada, orando algumas vezes durante o dia, no final das contas o número de orações pode ultrapassar a casa dos milhares. Parabéns! Orgulhoso de si mesmo?

E o que falar das pessoas pelas quais intercedemos? Podem passar das centenas os nomes pelos quais oramos, pedindo uma benção material, uma cura ou um conforto. E o que dizer das orações respondidas? Foram várias. Todas histórias dignas de fazer parte do corpo de ilustrações do mais proeminente pregador. 

Lembra daquela oração que você fez de manhã e minutos depois Deus respondeu? E o mais impressionante é que ao saber dos detalhes, Ele começou a providenciar a resposta muito tempo antes de você orar. Lembra de como você fervorosamente orou pela cura de seu filho e Deus atendeu o pedido? Ou quando a morte levou aquela pessoa amada e a despeito das palavras de ânimo de todos os amigos e familiares, você só encontrou conforto quando orou e teve uma audiência particular com o maior de todos os psicólogos, Jesus?

A oração é um recurso inquestionável de poder! Você sabe disso. Mas qual a razão de apesar de termos tão profunda compreensão, de termos passado por experiências transformadoras, ou ainda ensinarmos que a oração é eficaz, ainda assim não conseguirmos orar como deveríamos?

Um dia tremi quando ouvi de um pregador que Deus colocou no coração do homem uma inimizade contra Satanás, pois, ao olhar para dentro de mim enxerguei que no meu íntimo também havia uma inimizade contra Deus.

Tantas vezes nos ajoelhamos para orar e saem apenas frases prontas, pois, cristãos experientes que somos, aprendemos bem a construir belas orações, cheias de eloquência, mas vazias de significado e propósito pessoal. Ou apenas agradecemos a Deus pelos horários e compromissos que surgem como se Ele fosse apenas um mordomo que nos serve dia após dia, ou um bom Chef de cozinha e Despertador Sobrenatural, pois, para muitos a intimidade com nosso Deus resume-se em graças antes das refeições e orações de “obrigado pelo dia” a cada manhã.

Dentro de cada um há uma fagulha sempre acesa que arde na alma e nos angustia quando nos aproximamos de Deus. Em muitos ela está suprimida, mas em outros ela ainda é uma chama forte que impede uma intimidade com o Monarca do Universo. É a natureza carnal, que é inimiga de Deus.

Por isso, não se assuste, não se desespere, seja intrépido. Canalize suas forças. Jogue fora o que afasta você de Deus, por mais inofensivo que seja. Apenas ore. Todos os dias, todos os momentos. E quando for duro orar, não pestaneje, não duvide, dobre os joelhos, erga as mãos, e ao chorar, ore duramente!

Pr. Leandro Alencar

Pastor Leandro Alencar - Educação Adventista
Vice-direção - Colégio Adventista de Maceió
Msn: prleo1844@hotmail.com
Twitter: @llalencar
fone: 82 9936.5977
        82 9995.9563