Fazem poucos minutos que eu cheguei em casa, deparei-me no caminho com uma cena que me deixou... um pouco... foi assim: vi na praça um homem aparentemente bêbado, barbudo e de cabelos grandes, junto do mesmo estava uma velhinha, de cabelos bem branquinhos, face enrugada, parecia ser fraquinha. Este homem estava gritando alguma coisa com ela, não sei o que era, pois estava um pouco de longe quando parei com minha bicicleta e fiquei a observar por algum tempo, estava preocupado, pensei que o sujeito iria bater nela, mas o que ele fez não foi nada legal, pois enquanto gritava puxava o cobertor no qual a pobre velhinha estava enrolada, o clima frio, a mesma ainda deitada na grama molhada, pois fazia pouco tempo que havia parado de chover, e estavam a céu aberto, ela segurava o cobertor com toda a sua força, mas o homem continuava a puxar.
Aquela cena me deixou simplesmente triste; fitava os olhos neles; não conseguia mais ver, então virei-me e continuei a pedalar, pensando no que tinha visto, "não poderia fazer nada", é o que pensava, e enquanto me lamentava me veio a mente uma passagem bíblica: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12: 2. Honestamente eu não me conformo, assim como não me conformei com a cena que vi, e por isso me lamentava. Caro (a) Leitor (a), não sei o que faria em meu lugar, mas tenho a plena certeza de que não se conformaria com tal visão. Me senti um perdedor.
"O mundo jaz no maligno" ( I João 5: 19), também pensei assim. Nem toda a filosofia que temos em mãos poderia resolver isto, nem mesmo a "linda" fantasia Socialista de Marx. Desculpe-me se minhas palavras estão sendo duras de mais, MAS É A PURA VERDADE. Não quero tirar suas esperanças com tal texto, muito pelo contrário, quero através deste... trazer-lhe a maior das esperanças.
No livro de Apocalipse, João (o profeta escritor do livro, inspirado por Deus) escreve cartas para as sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Em cada uma dessas cartas, Deus tem uma promessa para nós, citarei algumas dessas promessas contidas nas cartas, existem muitas outras promessas na bíblia além dessas, mas neste texto irei me deter nestas.
Promessa da Carta à igreja em Éfeso: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2: 7.
Promessa da Carta à igreja em Esmirna: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2: 11.
Promessa da Carta à igreja em Pérgamo: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2: 17.
Promessa da Carta à igreja em Tiatira: E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2: 26-29.
Promessa da Carta à igreja em Sardes: O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3: 5-6.
Promessa da Carta à igreja em Filadélfia: A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3: 12-13.
Promessa da Carta à igreja em Laodicéia: Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3: 21-22.
Querido (a), você que ser um vencedor? Quer receber todas estas promessas? Quem não não quer, não é verdade? E o melhor, todos podemos ser vencedores (até mesmo aquela velhinha, ou o homem que estava com ela), basta confiarmos e aceitarmos a Deus, e fazer aquilo que o agrada.
Agora, quero fazer uma outra observação: Além de João estar escrevendo estas cartas para igrejas, elas representam também os tempos históricos, desde o início da pregação do evangelho até o fim dos tempos, o dia em que Jesus virá nos buscar. Lendo do capítulo 2 ao 3 do livro de Apocalípse, perceberá que Jesus adverte a todas a igreja e em todas as cartas dizendo mais ou ou menos assim: "Estou chegando, preparem-se". Mas o curioso é... que na carta à igreja em Laodicéia (que representa o tempo do fim) Jesus diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3: 20. Viu só... nas demais cartas, nos demais tempos, Jesus diz que está para vir, mas na carta à igreja em Laodicéia, Ele diz que já chegou, e está batendo.
NOTA: João era Hebreu, e não era de costume cultural bater na porta, mas apenas chamar pelo nome da pessoa que morasse na casa, bater na porta queria dizer pressa, que algo de extraordinário estava acontecendo. Foi isso que ele quis expressar, "Eis que estou à porta, e bato", e bato, Jesus tem pressa. Neste momento Ele está batendo na porta de seu coração, e ele não está batendo sutilmente, pois tem pressa, bate com força, pois tem pressa. Estará você disposto a abrir a porta e ver o que ele tem para você? ABRA, SEJA UM VENCEDOR.